Dicas

O melhor de Foz do Iguaçu em dois dias!

12:42:00

Olá pessoas!
Dia 7 de abril eu viajei para Foz do Iguaçu, no Paraná, e foi incrível! Conhecer as Cataratas era um grande sonho desde a infância, e apesar da viagem ter sido ao longo de apenas dois dias, foi possível visitar diversos pontos turísticos lindos da cidade.

Se você ainda não viu o vídeo, corre pra ver:

Passagens/transporte

Como eu sou de BH/MG, fui de avião. Comprei as passagens no site 123 Milhas, que tem um sistema muito legal de compra de passagens por milhagens. Funciona da seguinte maneira: eles possuem um banco de milhas, compram a passagem pra você com essas milhas e o preço sai MUITO mais em conta. Ida e volta para Foz de BH ficou R$530,00, com todas as taxas (embarque/desembarque) inclusas. Não encontrei nenhum voo direto, então creio que se você deseja visitar o sul do país partindo de BH, terá uma conexão em algum aeroporto (a minha foi no aeroporto de Viracopos, em Campinas/SP). Viajamos com a Azul (s2).

Chegando em Foz, pegamos um táxi do aeroporto até o hotel (Foz do Iguaçu ainda não tem Uber!) e o táxi é muito utilizado por lá. Nunca achei o preço de táxxis muito amigável, por isso andamos pela cidade e pontos turísticos de ônibus. Existe uma linha especial, a linha 120, que liga o aeroporto e a avenida principal da cidade em todos os pontos turísticos, e custa R$3,45. Fizemos todos os passeios usando ônibus.

Parque Nacional das Cataratas

O parque foi nossa primeira parada na cidade. Fomos num sábado de manhã (o horário de funcionamento é das 9h às 17h). O parque não possui meia-entrada, e brasileiros pagam R$38,70. Há variações para turistas e moradores da cidade, mas a diferença é bem pouquinha. Na entrada você realiza o embarque apresentando o ticket, pega um ônibus super fofinho de dois andares que faz o percurso da entrada até a trilha das Cataratas. É possível descer ao longo do trajeto, pois existem passeios como o Macuco Safari que são feitos antes da trilha principal.

O guia explica tudo em espanhol, que pelo que percebi é o idioma que possui mais turistas por lá. A trilha é linda e dura cerca de 15 minutos em meio à mata preservada. Encontramos diversos quatis no percurso.

Chegando nas Cataratas, o parque possui a passarela garganta do diabo (onde você fica super perto das quedas, e a força da água é tão grande que você se molha todo!), e o elevador panorâmico, que te dá uma visão "de cima" das Cataratas. Eles possuem loja de lembranças e souvenir. O passeio completo dura umas 2 horas, e é extremamente revigorante.

Parque das Aves

O Parque das Aves fica a poucos metros do Parque Nacional das Cataratas, e abriga diversas espécies de aves maravilhosas. Pagamos meia-entrada, a quantia de R$20,00. O parque é um circuito, onde você faz o caminho por "viveiros", que abrigam as aves de respectivos locais do Brasil, como o Viveiro Pantanal, Viveiro Amazônia e Viveiro Floresta. Lá também tem animais aquáticos, como o crocodilo e tartarugas, corujas, harpias e um borboletário lindo de viver.

No Parque das Aves os bichos mais exóticos e menos amigáveis ficam em grades, como num zoológico mesmo. Os mais tranquilos ficam soltos pelos viveiros, que possuem duas portas nas entradas para que os animais não fujam.

O passeio é muito agradável e você escuta uma grande quantidade de cantos de pássaros. Existem diversas placas com explicações sobre os bichos e todos eles foram super amigáveis, rs. O passeio dura cerca de 1h, e eles também possuem lojinhas de lembranças (muito linda por sinal!). O Parque das Aves funciona de 08:30h às 17h.

Vale dos Dinossauros

O Vale dos Dinossauros fica na Av. das Cataratas, não muito longe do Parque das Aves. Ele fica juntinho do Museu de Cera (muito caro, argh!), e nós pagamos R$25,00 a meia-entrada para o Vale dos Dinossauros.

A vibe é bem Jurassic Park e todos os dinossauros são em tamanho real, se movimentam e emitem sons. Ao lado de cada dinossauro possui uma placa indicando o nome, peso e a alimentação do bicho.

Quase morri de susto algumas vezes, porque eles são ativados por um sensor de proximidade. Você se aproximava e diversos ruídos começavam, além de movimentos dos animais. O passeio dura cerca de 30min., e todos os dinossauros são muito reais - vale a pena!

Cidade Del Este - Paraguai

Não consegui tirar fotos por lá! :( Pegamos uma van até o TTU (Terminal de Transporte Urbano), que acabou seguindo para o Paraguai. Pagamos 10 reais e descemos depois da Receita Federal (aduana brasileira).

Cidade Del Este é tipo uma 25 de março, BEM feia. Fomos no domingo, então não haviam muitas coisas abertas. Tive indicação de uma lojinha que vendia tudo em reais e fui direto pra lá, porque não havia trocado o dinheiro e nem confiava na conversão imediata dos comerciantes.

Comprei presentes para a família, e realmente o preço lá é super em conta. Comprei delineador por R$5, máscara de cílios por R$4, e por aí vai. Não me dei ao luxo de entrar em outras lojas porque era tudo em espanhol e tava muito cheio.

Na volta, passamos na aduana brasileira a pé e ninguém nos parou. Atravessamos a Ponte da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai a pé e pegamos um ônibus já em Foz de volta para o TTU.

Templo Budista

Que bom que deixamos de ir na Argentina pra ir no Templo! O lugar é super afastado do Centro de Foz e dos outros pontos turísticos. Pegamos um ônibus que deu mil voltas, mas chegou. A entrada no templo é gratuita e ele funciona de 09:30h às 16:30h.

No Templo existem várias estátuas lindas da cultura budista. O lugar fica na parte mais alta da cidade e por lá dá pra ver Cidade Del Este, no Paraguai. Tudo é gramado e o local é super silencioso. São mais de 120 estátuas divididas num espaço aberto incrível.

Perto das estátuas tem o mantra de cada uma e o que ela representa. O Templo é lindo, lembra bastante os castelos Chineses, e lá dentro não é possível tirar fotografias ou filmar, por ser um local sagrado de oração. Lá dentro possuem diversas estátuas, velas e um quadro de pedidos.

Este foi o melhor de Foz do Iguaçu em dois dias! Não esquece de curtir a FanPage do Jardim pra ficar por dentro de todas as novidades, hein?!