Livro

Resenha: Para Sempre, de Alyson Noël #BoxImortais

15:18:00


O livro "Para Sempre", é o primeiro da Coleção Imortais, de Alyson Noël. Lançado em 2009 pela Editora Intrínseca, o livro conta com 304 páginas.

Sinopse: Ever Bloom tinha uma vida perfeita: era uma garota popular, acabara de se tornar líder de torcida do principal time da escola e morava numa casa maravilhosa, com o pai, a mãe, uma irmãzinha e a cadela Buttercup. Nada no mundo parecia capaz de interferir em sua felicidade, o céu era o limite! Até que um desastre de automóvel transformou tudo em um pesadelo angustiante. Ever perdeu toda a sua família. Mudou de cidade, de escola, de amigos, e agora, além de todas essas transformações em sua vida, ela precisa aprender a conviver com uma realidade insuportável: após o acidente, ela adquiriu dons especiais. Ever enxerga a aura das outras pessoas, pode ouvir seus pensamentos e, com um simples toque, é capaz de conhecer a vida inteira de alguém. É insuportável. Ela foge do contato humano, esconde-se sob um capuz e não tira dos ouvidos os fones do i-pod, cujo som alto encobre o som das mentes a seu redor. Até que surge Damen. Tudo parece cessar quando ele se aproxima. Só ele consegue calar as vozes que a perturbam tão intensamente. Ever não entende o porquê disso, mas é incapaz de resistir à paz que ele lhe proporciona, à sensação de, novamente, ser uma pessoa normal. Ela não faz ideia de quem ou o quê Damen realmente é. Sua única certeza é estar cada vez mais envolvida... e apaixonada.

O livro começa com a típica perspectiva de uma adolescente. Ever acaba de perder a família num acidente de carro e vai morar com sua tia, único ente próximo capaz de cuidá-la. Sabine, sua tia, abandona seu apartamento e compra uma casa grande para que Ever possa sentir-se em um lar - e isso faz com que a garota sempre pense que é um fardo e que está incomodando. Ever passa a maior parte do tempo trancada, ouvindo música alta para afastar os pensamentos de outras pessoas, frequentando uma escola onde todas a acham esquisita e só possui dois amigos: Miles e Raven.

Confesso que, apesar de achar Ever fria demais, admiro a força que ela faz para demonstrar estar bem mesmo tendo perdido a família. Miles é o alívio cômico da trama, sempre tendo boas piadas, e Raven é a típica adolescente carente que deseja ser superior. É a típica amiga-invejosa que com certeza você já teve na adolescência, que não está satisfeita com sua vida e almeja estragar a dos outros ser alguém melhor. Damen é a parte sedutora do livro, aquele personagem misterioso e intrigante que, apesar de clichê, você quer saber mais.


A narrativa do livro é bem construída - todos os personagens são construídos de forma leve e familiar, o que conta torna a leitura mais agradável. A autora, sem dúvida, fez várias pesquisas sobre misticismo e espiritualidade, pois são pontos bem trabalhados no livro: auras, reencarnação, espíritos. A personagem principal vive imersa nesse mundo, mas existe algo em Damen que faz com que tudo cesse.

Os personagens complementares também não deixam a desejar: tem a vilã insuportável que vive pegando no pé da mocinha, sua melhor amiga igualmente má, os garotos do time de futebol americano - um clichê dos romances juvenis que a gente ama.

A autora consegue mesclar situações cotidianas com o esoterismo presente na série, o que a torna diferenciada das demais - temas como telecinese, materialização, magia e mundos alternativos. O que deixa a série cansativa é o quão a personagem principal, Ever, pode ser teimosa e com uma grande tendência de fazer bobagens. Em muitos momentos achei-a imatura e incrivelmente chata, mas por ter perdido a família e viver imersa a várias confusões, a gente dá um desconto.


"Para Sempre" é um livro leve que te prende até o final. É ótimo para você que está procurando um distração ou ainda entretenimento, pois cumpre o papel de agradar e divertir.

“Perto dele tenho uma incrível sensação de paz, penso que sou uma pessoa normal outra vez”
Nota:


Deixe seu comentário!

2 comentários

  1. Sempre tive curiosidade sobre essa série e achei bem legal saber mais sobre o enredo e as impressões que o livro te trouxe! Imagino que seja aquele livro gostoso de ler e que nos deixa curiosos, mas que, no fim das contas é só mais um romance adolescente. O que não me faz deixar que querer conhecer... ahahah
    xoxo

    ResponderExcluir
  2. Eu comprei esse livro há anos para a minha irmã, pois ela se interessa por esse tipo de história, porém eu mesma nunca li nem uma páginazinha huahua

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderExcluir

Newsletter

Canal do Jardim