Livro

Resenha: Quem é você, Alasca?

19:26:00


O livro "Quem é você, Alasca?", do autor John Green foi lançado em 2010 pela editora Intrínseca, e conta com 229 páginas.

Sinopse: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras - e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o 'Grande Talvez'. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez.


Miles é um típico adolescente excluído e introspectivo, que escolhe cursar o ensino médio no colégio interno Culver Creek, o mesmo que seu pai estudou. Lá, Miles acaba ganhando o apelido de "gordo", por ser extremamente alto e magro (na minha edição, é "bujão, mas enfim). Seu colega de quarto Chip, ou a quem seus amigos chamam de coronel, acaba apresentando coisas que Miles não conhecia: cigarros, bebidas alcoólicas e Alasca - a menina mais linda e mais louca que Miles já conheceu.


O livro é ambientado na escola a maior parte do tempo, e retrata as descobertas de Miles em meio à um ambiente totalmente diferente. O primeiro amigo, a primeira garota, o primeiro trote sofrido por Miles e o desencadear de brincadeiras contra "os guerreiros de segunda à sexta" tornam o livro divertido e dinâmico na medida certa.
O drama fica por conta de Alasca, uma menina misteriosa e incrivelmente bipolar, e Miles acaba se apaixonando platonicamente por ela.
Durante todo o livro é apresentado uma contagem regressiva para um grande acontecimento - o maior do livro todo -, e no final você é emergido juntamente com Miles nas consequências das coisas, e no quanto a vida passa num piscar de olhos.


O livro fala de lealdade, da importância dos amigos, de dramas familiares e do quanto você não sabe sobre o que as pessoas guardam para si. John Green (que pra mim é o autor que mais escreve finais trágicos) apresenta em Quem é Você, Alasca um drama maravilhosamente bem escrito, retratando a história de Miles e os impactos em que somos expostos na adolescência e ao longo da vida.
"Então voltei para o meu quarto e desabei no beliche de baixo, pensando que, se as pessoas fossem chuva, eu era garoa e ela, um furacão."
 Um beijo,


Deixe seu comentário!

0 comentários

Newsletter

Canal do Jardim